Bola parada é principal arma do time do Corinthians no Paulistão

04/02/2009 09:02

Neste início de temporada, a principal arma do Corinthians de Mano Menezes não é Ronaldo nem André Santos ou qualquer outro jogador.
O time alvinegro, que nesta quarta-feira enfrenta o Paulista, às 22h, fora de casa, e pode reassumir a liderança do Estadual com uma vitória, tem concentrado sua força nas jogadas de bola parada. Dessa maneira, saíram 6 dos 9 gols da equipe no campeonato até o momento (66,7%).

Após quatro rodadas, o aproveitamento do time nesse tipo de jogada já é duas vezes maior do que no mesmo período do Paulista do ano passado.
"Hoje é fundamental [a bola parada] porque entre 60% e 70% dos gols ocorrem dessa maneira. Por isso, temos de treinar bastante esse tipo de jogada, porque uma hora você consegue surpreender", sempre repete o técnico corintiano.

Na vitória contra o Oeste, no último sábado, todos os quatro gols corintianos saíram em lances de bola parada. Até agora, o time alvinegro marcou três vezes de pênalti, uma vez de falta, uma após cobrança de infração e outra após cobrança de escanteio.

O maior volume de gols corintianos em lances de bola parada contrasta com a média geral de tentos do Paulista nesse tipo de jogada. Dos 94 gols anotados pelas equipes no Estadual, 33 (35,1%) foram dessa maneira, número inferior aos 40 (39,2%) dos 102 gols nas quatro primeiras rodadas do torneio em 2008.

O que na verdade ajudou a elevação dos gols corintianos nesses lances foi o maior número de pênaltis marcados nesta edição, em que a federação paulista vai premiar com dinheiro os melhores árbitros. Até esta rodada, foram anotados 19 gols em penalidades, contra apenas 9 em 2008.

A bola parada, dizem os corintianos, tem ajudado o time a superar os desfalques. O último a ir para o estaleiro foi o volante Cristian, que teve comprometimento do ligamento colateral do joelho esquerdo e desfalcará a equipe por até um mês.

Além dele, o meia Douglas, com dores no púbis, o atacante Jorge Henrique e o lateral Wellington Saci, com problemas musculares, ficaram fora do time nos últimos jogos. Os três já foram liberados pelo departamento médico, mas não foram relacionados para a partida desta noite.

Nesta terça-feira, Mano Menezes rebateu as críticas que vem recebendo sobre o desempenho do time em campo. Apesar da vice-liderança e da invencibilidade no Paulista, o Corinthians ainda não apresentou um futebol convincente até agora.

"O que eu respeito no futebol é o resultado. E, se continuarmos ganhando, está bom", declarou o técnico, ressaltando que o time já está atuando da maneira que ele deseja.

Fonte: Folhapress

Voltar

Pesquisar no site

© 2008 All rights reserved.