Corinthians já esboça novo ataque democrático e agrada Mano

30/01/2009 07:18
Chicão é o artilheiro do time no Paulista com dois gols, ambos anotados em pênaltis

Ainda sem poder contar com Ronaldo, o Corinthians esboça repetir neste início de temporada uma característica que o marcou em 2008: ter um ataque democrático. Após três rodadas do Paulista, a equipe já divide entre quatro autores os cinco gols que marcou. E nenhum deles é centroavante.

Batedor oficial de pênaltis, o zagueiro Chicão já deixou sua marca duas vezes desta forma (contra Barueri e Botafogo). O atacante Jorge Henrique, o meia Lulinha e o lateral/meio-campista Diogo fizeram os outros gols, expondo a peculiaridade que agrada Mano Menezes.

Segundo o treinador, a "democracia" ofensiva é um ponto forte. "Desde o ano passado temos repartido bem a tarefa de fazer gols. Não gosto de centralizar isso em um jogador só, porque à medida que o adversário aprende a anulá-lo, o time fica carente", comentou o comandante.

Enquanto Ronaldo ainda busca melhorar sua condição física, Souza assumiu a função de centroavante do Corinthians. Ele, porém, teve poucas chances de estufar as redes, sofrendo com a instabilidade alvinegra na armação. "Está faltando um pouco a bola chegar, mas eu estou procurando sair da área para fazer as tabelas e ajudar a equipe", justificou o atacante.

Na última quarta-feira, na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, Souza finalizou apenas uma vez a gol, segundo o Datafolha. E o cabeceio foi para fora, ainda no primeiro tempo. A "seca", por enquanto, não preocupa Mano. "O Souza ainda não fez gol, mas vem jogando bem e é uma questão de tempo para começar a marcar os gols", acrescentou.

Mas tanto o elenco como a torcida já se acostumaram à ausência de um goleador centralizador. Em 2008, a briga pela artilharia foi grande. Na Série B, por exemplo, Herrera e Dentinho anotaram 14 gols, seguidos por Chicão (dez), André Santos e Douglas (nove cada). Resta saber se Ronaldo, quando estiver pronto, vai manter a escrita.

Fonte: Alexandre Sinato em São Paulo (Uol Esporte)

Voltar

Pesquisar no site

© 2008 All rights reserved.