Líder Corinthians faz jogo 'raro' com a Portuguesa no Pacaembu

07/02/2009 07:00

O duelo é considerado um clássico por muitos. Reúne dois clubes tradicionais do futebol paulista e já superou a marca de 240 confrontos. Ultimamente, Corinthians e Portuguesa deixaram de fazer partidas importantes e só jogaram uma vez nos últimos três anos, mas às 17h deste sábado, no Pacaembu, terão nova oportunidade de esquentar o antigo confronto.

O Campeonato Paulista se transformou praticamente na única oportunidade de as equipes se enfrentarem. Afinal, de 2003 a 2008, a Portuguesa só não esteve na Série B do Brasileiro no ano passado, justamente quando o Corinthians disputou a Segundona. Nesta temporada, o clube alvinegro subiu, mas o time lusitano já caiu novamente.

O panorama no Nacional resume um pouco a fase de cada um no Paulista. O Corinthians, após um 2008 de ressurgimento, lidera a competição estadual e tem o melhor ataque. Já a Portuguesa aparece em 10º lugar e tem o quinto pior desempenho no setor ofensivo.

Mas nada que diminua a preocupação pelos lados do Corinthians. Questionado sobre quem escalaria no meio-campo entre Fabinho e Túlio, o técnico Mano Menezes revelou uma arma rubro-verde que o preocupa. "Vou analisar a estatura, pois jogaremos contra um time alto e que é forte na bola parada", alertou o comandante.

Dirigida por Mário Sérgio, a Portuguesa mescla jogadores experientes, como Athirson, César Prates e Christian, com nomes que surgiram há menos tempo, mas despontam com qualidade, como Edno e Fellype Gabriel.

"Clássico é sempre muito difícil, ainda mais contra o Corinthians no Pacaembu, mas nosso elenco tem qualidade. Já podíamos estar entre os quatro mais bem colocados, mas não estamos longe. Com outras duas vitórias na sequência já encostamos de novo", projetou Edno.

O Corinthians, por sua vez, poderá contar novamente com jogadores importantes que desfalcaram a equipe nas rodadas passadas. O camisa 10 Douglas, por exemplo, está recuperado de lesão no púbis e tem boas chances de reaparecer entre os titulares. Morais, cuja pena no STJD foi reduzida, também está à disposição, pela primeira vez no ano.

Quem também voltou a ser relacionado foi Jorge Henrique, que melhorou da lesão muscular que sofreu na estreia. Dos três reforços, contudo, só dois devem ser titulares. "Precisamos tomar cuidado porque são muitos jogadores voltando ao mesmo tempo", argumentou Mano.

Certeza, apenas, é que o zagueiro Jean substituirá o capitão William, suspenso com três cartões amarelos. Na Portuguesa, a dúvida está no gol. Fábio faz tratamento intensivo de um edema muscular na coxa direita, mas se não puder atuar dará lugar a Vitor.

CORINTHIANS X PORTUGUESA

Data: 07/02/2009 (sábado)
Horário: às 17h (horário de Brasília)
Transmissão na TV: Premiere
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Flavio Rodrigues Guerra (SP)
Auxiliares: Celso Barbosa de Oliveira (SP) e Claudson Lincoln Beggiato (SP)

Corinthians
Felipe; Alessandro, Chicão, Jean e André Santos; Fabinho, Elias, Morais e Douglas; Otacílio Neto e Souza
Técnico: Mano Menezes

Portuguesa
Fábio (Vitor); Alex Bruno, Bruno Rodrigo e Erick; César Prates, Ygor, Fellype Gabriel, Marco Antônio e Athirson; Edno e Christian
Técnico: Mário Sérgio

Fonte: Alexandre Sinato em São Paulo - Uol Esporte
 

Voltar

Pesquisar no site

© 2008 All rights reserved.